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ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS - PRÓXIMA TURMA - 21/02/2025 a 23/02/2025

Próxima Turma: Remoto (AO VIVO) via plataforma Zoom (FINAL DE SEMANA) 21/02/2025, sexta-feira, das 18h00 às 22h00; 22/02/2025, sábado, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00; e 23/02/2025, domingo, das 08h00 às 12h00.

SOBRE O CURSO

A estratégia de precificação é uma tarefa simples no cálculo, mas sensível na calibragem, exigindo adequação entre a rentabilidade esperada pela empresa e o preço que o mercado está disposto a pagar pelo produto ou serviço. Considerando esse contexto, o curso Estratégias de Precificação de Produtos e Serviços proporciona uma visão ampla dos aspectos que devem estar presentes no processo de definição de preços, incluindo os mercadológicos, tributários e financeiros, além da percepção de valor por parte do consumidor.

Público-alvo:  O programa é destinado a profissionais que atuam nas áreas de gestão, marketing e vendas, e buscam aprimorar os seus conhecimentos em aspectos mercadológicos, tributários e financeiros.

Por que fazer o curso?

  • Para saber avaliar a precificação de produtos ou serviços de uma organização, a partir da análise de variáveis financeiras pertinentes;
  • Para saber desenvolver políticas de precificação de produtos ou serviços de uma organização, considerando fatores mercadológicos e variáveis ambientais internas e externas; e
  • Para saber adotar políticas de formação do preço de produtos e serviços que considerem a estrutura tributária nacional e os seus impactos nos custos da empresa.

Metodologia (Dinâmica das Aulas): abordagem teórica com método expositivo e dialogado e abordagem prática com método experiencial através da simulação empresarial.

Ementa: classificação dos gastos nas operações para análise dos resultados; aspectos tributários da precificação; sistemas de custeio e relação custo x volume x lucro; influência dos fatores mercadológicos na decisão de preços e métodos de precificação.

Carga Horária: 16 horas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I – CLASSIFICAÇÃO DOS GASTOS NAS OPERAÇÕES PARA ANÁLISE DOS RESULTADOS

Classificação dos gastos entre custos, despesas e investimentos para análise do resultado de cada produto ou serviço com vistas a maximização do resultado da empresa.

    1. Terminologia geral em Custos
      1. Custo
      2. Despesa
      3. Investimento
    2. Classificação dos gastos em relação ao volume de atividade
      1. Gastos fixos
      2. Gastos variáveis
    3. Classificação dos custos em relação aos produtos ou serviços
      1. Custos Diretos
      2. Custos Indiretos

MÓDULO II – ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DA PRECIFICAÇÃO

O complexo sistema tributário no Brasil exerce forte influência no cenário empresarial. Por isso, é importante que o gestor tenha conhecimento sobre o assunto, considerando-o mesmo antes de abrir o negócio tanto quanto na formação do preço de venda do seu produto ou serviço. É preciso considerar vários fatores que incidem sobre a tributação adotada pela empresa. Deve-se considerar ainda o nível de faturamento e o ramo de atividade, diante da análise destes aspectos, adota-se o melhor regime tributário para a empresa, podendo ser o Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.

    1. Tributos internos e externos ao preço de venda
    2. Tributos federais
    3. Tributos estaduais
    4. Tributos municipais
    5. Tributação na importação ou exportação

MÓDULO III – SISTEMAS DE CUSTEIO E RELAÇÃO CUSTO X VOLUME X LUCRO

Apresentação dos principais sistemas de custeio, suas vantagens e limitações. A análise de custo/volume/lucro (CVL) é uma ferramenta de gestão que auxilia no planejamento, gerenciamento e controle de empresas, e que se baseia nessa relação. É um instrumento utilizado para projetar o lucro que seria obtido em diversos níveis possíveis de produção e vendas, bem como para analisar o impacto sobre o lucro de modificações no preço de venda, nos custos ou em ambos.

    1. Custeio por Absorção
      1. Departamentalização e a problemática de rateios
    2. Custeio Variável
      1. Margem de Contribuição
      2. Ponto de Equilíbrio
        1. Contábil
        2. Financeiro
        3. Econômico
      3. Margem de Segurança
      4. Grau de Alavancagem Operacional

MÓDULO IV – INFLUÊNCIA DOS FATORES MERCADOLÓGICOS NA DECISÃO DE PREÇOS E MÉTODOS DE PRECIFICAÇÃO

Os fatores mercadológicos estão relacionados aos aspectos externos à empresa (potencial de mercado e intensidade competitiva), ao modo como ela se organiza internamente (orientação para o mercado e precificação do produto) e como implementa as ações para fazer frente às diversas forças de mercado.

    1. Preço como indicador de qualidade
    2. Ciclo de vida do produto
    3. Fatores internos
    4. Fatores externos
    5. Elasticidade-preço da demanda
    6. Modelos de Decisões de Preços
      1. Formação do preço com base em custo (Teste de Markup)
      2. Formação do preço com base na concorrência
      3. Formação do preço com base no cliente
        1. Precificação estática
        2. Precificação dinâmica

 

Opções de Investimento:

  • R$ 150,00 de inscrição + 3x R$ 150,00 (cartão de crédito)
  • R$ 150,00 de inscrição + 2x R$ 200,00 (cartão de crédito)
  • R$ 500,00 à vista (PIX)

Preencha o formulário ao lado e aguarde o contato de um dos nossos Consultores.

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São abordados conteúdos essenciais para que sua empresa esteja à frente dos desafios de negócio, antecipando-se às mudanças que inevitavelmente irão acontecer. Um olhar profundo para tendências, ferramentas, novos movimentos e inovações.

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